FINSTRAL
 
FINSTRAL Verletzungshemmung

Protecção de ferimentos

Prevenção com vidros de segurança

Vidros de segurança como prevenção de possíveis lesões fazem sentido, ou são mesmo exigidos, nos locais onde exista o perigo de pessoas entrarem involuntariamente em contacto com o vidro, onde existam crianças, em resumo, nos locais onde a ruptura do vidro possa provocar ferimentos, onde exista o perigo de numa situação de pânico levar a comportamentos descontrolados, especialmente no caso de tectos de vidro.

Devemos ter em atenção, que cada país tem as suas normas e regulamentos relativamente à montagem de vidros de segurança, sendo necessário informar-se sobre as mesmas.

No entanto, além das normas ditadas pela lei, é também conveniente identificar eventuais perigos em edifícios particulares e definir o tipo de vidro mais indicado. A recomendação é, em caso de dúvida, optar sempre pela segurança.

Exemplos de locais onde devem ser aplicados vidros de segurança

  • Vidros que cheguem até ao chão (de peitoris inferiores a 900mm)
  • Portas de saída de emergência
  • Portas de entrada em locais públicos e muito movimentados
  • Jardins de inverno, escadas residenciais envidraçadas e tectos de vidro
FINSTRAL Verletzungsschutz Treppe FINSTRAL Verletzungsschutz Tür
FINSTRAL oferece uma vasta gama de vidros de segurança, constituídos por vidros únicos ESG e vidros combinados VSG.

Vidro de segurança combinado VSG

FINSTRAL Verbundsicherheitsglas VSG

O vidro de segurança combinado VSG é constituído por dois vidros unidos por uma película resistente, a qual, em caso de ruptura, mantém unidos os fragmentos, evitando possiveis ferimentos.

A película dificulta a ruptura destes vidros, de tal forma que também podem ser aproveitados como vidros de segurança passiva, ou seja, previnem possíveis ferimentos provocados por acidentes ou quedas.

As películas resistentes de protecção anti-lesão mais usadas são: de 0,38 mm, 0, 76 mmmm e 1,52 mm de espessura.

Para a simples prevenção de ferimentos as películas de 0,38 mm e 0,76 mm são suficientes, sendo que para vidros mais resistentes á ruptura e perigo de queda são exigidas as de 0,76, ou de 1,52 mm.

Vidro de segurança único ESG

FINSTRAL Einscheibensicherheitsglas ESG

O vidro de segurança único ESG é um vidro temperado, o qual se caracteriza por uma elevada rigidez mecânica e, como tal, suporta cargas maiores.

No caso de ruptura, o vidro desfaz-se em pequenas partículas sem arestas, representando um menor risco de ferimento.

No entanto, devemos ter em conta, que o ESG não pode ser aplicado internamente como tecto de vidro, nem como vidro de prevenção de acidentes ou quedas.